Entrar

A velocidade de sua internet, como está?

Como está a velocidade de sua internet? Como está a velocidade de sua internet?

Você recebe a velocidade que contratou de seu provedor de internet? É um assunto polêmico, a velocidade da internet, tanto em desktop, notebook quanto em celular, pois fica claro em qualquer grupo de conversa onde a maioria das pessoas tenham acesso a “grande rede”, ou seja a internet, surgir muitas reclamações e dúvidas, “acho que não recebo o que pago”, “como testar a velocidade?”, “não funciona como deveria” e por ai vai as reclamações.

Vamos facilitar um pouco o entendimento sobre o assunto:

 1º - Qual o serviço que você tem contratado, internet por ADSL, CABO, RÁDIO ou FIBRA?

Um dos fatos que devemos entender e conhecer, é o meio que é oferecido para você se conectar com a internet.

 O padrão mais difundido hoje em dia é o via modem ADSL, que cria uma porta de entrada em nossas casas ou empresas utilizando a linha telefônica.

modens ADSLModens ADSL e VDSL

Logo após está o padrão WIFI, Wireless, 3G, 4G ou RÁDIO, que nada mais é que internet sem fios, utilizando ondas de rádio para distribuir ou transmitir o sinal de internet de um ponto a outro ou outros. Exemplos:
- Da operadora de celular para os aparelhos smartphones e celulares (GSM, 3G, 4G...)
- Do provedor de internet via rádio para seus clientes residenciais, sendo possível a distribuição Ponto a Ponto (operadora x cliente) ou multiponto (operadora x múltiplos clientes)

sistema wifiEquipamentos WIFI,  Rádio, 3G, 4G e Antenas

Em seguida vem o serviço que mais cresce no Brasil e oferece maior qualidade e possibilidades, a Fibra Óptica. Está tecnologia faz uso de um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro e o que o torna um material que não sofre com interferências eletromagnéticas.

sistema fibra
Equipamentos de Fibra Óptica

Existem outros meios de distribuir internet, como via satélite, conexão discada, mas vamos nos restringir a estes 3 modelos, ADSL (por linha telefônica), Via Rádio, e Fibra.

2º - O que foi ofertado para você, velocidade ou pacotes de dados?

Você já deve ter ouvido alguém falar que tem um valor “x” de velocidade em sua banda larga, porém quando falamos de operadoras de celular, sempre é vendido um pacote de dados, isso quer dizer que a limitação é pela quantidade de dados usadas durante o mês, podendo resultar no bloqueio ao fim do pacote ou redução de velocidade e na banda larga utilizando Wifi, ADSL, Rádio, CABO ou FIBRA, até a data desta matéria, tem a velocidade limitada, com a quantidade de dados usados livre, ilimitada.

A maioria dos problemas de internet são causados pelas operadoras, tanto pela infraestrutura, quanto por não saber orientar seus clientes sobre o serviço prestado. Todos os serviços de internet que fazem uso de cabos metálicos como ADSL, CABO ou discadas podem sofrer com interferências elétricas por má conexão, emendas, zinabre nas emendas, maus contatos, equipamentos defeituosos ligados no mesmo fio metálico, rede velha (externo ou interno), falta de filtro nos equipamentos ligados na mesma rede de ADSL e quanto mais longe da central telefônica, menos sinal e velocidade será possível. São muitas as chances de se ter instabilidades nestes serviços.

Nas redes sem fio, WIFI, Rádio, 3G ou 4G as dificuldades se iniciam pela grande quantidade de redes Wifi usada nos dias de hoje, resultando em interferências, sinal baixo e oscilações de velocidade. Igualmente aos serviços disponibilizados por fios metálicos, quanto maior a distância entre antenas e clientes, menor o sinal, menor a velocidade. Se pudéssemos ver as redes sem fio, com certeza em muitas localidades não enxergaríamos um palmo a frente de nosso nariz.

O serviço por FIBRA OPTICA é o de menor possibilidade de interferência, por não fazer uso de fio metálico e sim de fios feitos de fibra de vidro, usando pulsos de luz no lugar da eletricidade para a conexão o que torna uma conexão de altíssima velocidade e as perdas de desempenho quanto a distância entre operadora e cliente são imperceptíveis comparado a outros serviços existentes hoje em dia.

Com estes conhecimentos, você já pode escolher o serviço que mais se adapta a sua realidade sabendo de suas características.

No próximo artigo vou trazer mais informações de como resolver algumas dificuldades e como realizar testes de velocidade e qualidade de sua conexão com a internet e também explicar a diferença entre DOWNLOAD e UPLOAD.

Comentem e diga o que acha do seu serviço de internet e dificuldades que já passo, quem sabe podemos tirar suas dúvidas no próximo artigo.

Última modificação emSexta, 24 Junho 2016 13:28
Sportbook sites http://gbetting.co.uk/sport with register bonuses.